6 fatos sobre a Boneca Emília

Emília
Imagem do Google - Wikipedia
Publicidade

A boneca emília é uma das personagens mais lembradas da literatura nacional. Por essa importância que iremos relembrar a história dela, o seu significado, quem lhe deu a vida, inspiração de monteiro lobato e onde encontrar a boneca Emília.

Não há como falar dela sem nos lembrar das aventuras de Pedrinho e Narizinho, durante suas férias no Sítio do Picapau Amarelo. 

Emília
Imagem do Google – Wikipedia

Qual a História da Boneca Emília?

A boneca emília é uma das principais personagens da série de livros “Sítio do Picapau Amarelo”, de autoria de Monteiro Lobato e publicada pela primeira vez em 1920.

A série reúne folclore nacional, contos de fada e um mundo mágico a partir das aventuras das crianças em um sítio no interior de São Paulo.

Além da boneca emília, podemos destacar personagens históricos como Pedrinho, Narizinho, Jeca Tatu, a Cuca, o Visconde de Sabugosa e muito outros.

Publicidade

A história da Emília surge com a própria personagem contando suas memórias em um dos livros da série chamado “Memórias de Emília”. Nele é narrado como ela foi criada pela tia Nastácia ao usar um pó mágico em uma boneca de pano.

Surge, então, uma personagem de personalidade e opiniões fortes, espírito aventureiro, mas que, por outro lado, se porta como uma criança em diversas situações, fazendo mirra, sendo teimosa, por vezes malcriada, mas inocente.

Qual o significado da Boneca Emília?

Veja também: Bebê Reborn De Silicone Sólido – As Características Do Único Bebê Que Pode Tomar Banho

A Boneca Emília é muito mais do que apenas um brinquedo animado. Ela simboliza a imaginação, a liberdade e a ousadia das crianças. Sua personalidade e seu jeito destemido de encarar o mundo servem como um lembrete de que as crianças têm vozes próprias e podem influenciar o curso das aventuras em que se envolvem.

Quem Deu Vida à Boneca Emília?

Como já mencionado, a responsável por dar vida à Boneca Emília no Sítio do Pica-pau Amarelo é a Tia Nastácia, a talentosa cozinheira da casa. Segundo Monteiro Lobato, ela foi feita pela como um presente para a Narizinho, neta de Dona Benta. Tia Nastácia é uma personagem carinhosa e habilidosa, que utiliza um segredo guardado a sete chaves para dar vida à boneca. A relação entre Tia Nastácia e Emília é um dos pilares da série, mostrando como a imaginação e a magia podem enriquecer a vida das crianças.

Publicidade

Emília, que é uma boneca de pano com miolo de flor de macela-do-campo, mesmo após ganhar o presente da vida, nasceu muda. Mas isso foi alterado quando ela ingeriu uma das “pílulas falantes” do Doutor. Caramujo, habitante do Reino das Águas Claras, sendo o estopim para ela começar a falar e não parar mais. 

Ela adora trocar nomes das coisas ou mesmo de pessoas por versões de sonoridade parecida. Um desses trocadilhos é chamar o Doutor Coruja de “Doutor Cara de Coruja”. Outros termos são “bissurdo” e “crocotós”. Esse último ela usa para coisas que não sabem bem o que é.

Por que Monteiro Lobato Criou a Emília?

Monteiro Lobato, o criador da Boneca Emília, tinha o objetivo de criar uma literatura infantil brasileira que fosse rica em elementos da cultura nacional e que estimulasse a imaginação das crianças. Ele percebeu que a literatura infantil da época estava repleta de influências estrangeiras e decidiu dar vida a personagens que fossem autenticamente brasileiros. A Boneca Emília foi uma das respostas a essa necessidade e seu espírito destemido reflete o desejo de Monteiro Lobato de incentivar as crianças a explorar o mundo ao seu redor.

Apesar do esforço para valorizar a cultura nacional, o Sítio do Picapau Amarelo frequentemente apresentava interações de nossos queridos personagens com elementos de contos de fadas já estabelecidos como os três porquinhos e a Cinderela.

Onde Comprar a Boneca Emília de Pano?

Por toda essa história é que a Boneca de Pano Emília faz sucesso entre os fãs das obras de Monteiro Lobato e Sítio do Pica-pau Amarelo. No mercado ela está disposta à venda com várias modelos, tanto fabricada em lotes, como feitas à mão como artesanato, realizados por técnicas diversas, já que sua premissa é ser uma boneca de pano. Você poderá encontrá-la à venda em lojas especializadas como a Amazon, Site da Estrela, lojas especializadas em brinquedos antigos, em feiras de antiguidades, sites de artesanato ou em sites que compram e vendem itens antigos.

Boneca Emília da Estrela

Em 2021 a empresa fabricante de brinquedos Estrela relançou a boneca Emília, em comemoração ao centenário da boneca. A primeira versão foi feita pela Estrela em 1977, aproveitando o sucesso da série do Sítio do Picapau Amarelo, na Rede Globo de Televisão, tendo sido comercializada até 1986.

Foto do Google (divulgação)

Nessa nova versão da boneca, de 2021, a Estrela utilizou uma composição mista de vinil para a cabeça e tecido para o corpo, tendo sido suficiente para matar o desejo antigo de muitas pessoas em ter uma versão da boneca Emília, original da Estrela.

Veja também: 7 Perguntas Mais Comuns Sobre A Boneca Metoo

Falar sobre a boneca emília é sentir intensa saudade de nossa infância, assim como nos relembrar o quão fascinante é o nosso folclore nacional. Isso fica ainda melhor quando é misturado a contos de fadas e nos chama para incríveis aventuras em busca do desconhecido, com muita determinação, coragem para enfrentar os desafios, mas sem perder o ar de inocência que toda criança deve ter.

Seja uma boneca original da Estrela, uma feita a mão por artesãos ou algum modelo licenciado, uma boneca emília será sempre um destaque em meio a outros brinquedos e em nossos corações.

Fontes de Pesquisa: Wikipédia e monteirolobato.com

Gostou desse artigo sobre a Boneca Emília? Que tal compartilhar com seus amigos e familiares? E se você tiver alguma sugestão para artigo (bebê reborn, boneca, personagem, artesanato ou curiosidades sobre o tema), deixe um comentário abaixo. Estamos ansiosos para ouvir suas histórias!

Publicidade

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *